09 AGO 2019
ALERTA AO SARAMPO!
A Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra o Sarampo no Município de Indiaporã.
Em razão dos muitos casos que vem sendo registrados na nossa região e em todo o Brasil, ainda que nenhum caso de Sarampo foi registrado no município de Indiaporã, a equipe do setor de Imunização da Unidade Básica de Saúde - UBS (Postinho), está intensificando as orientações e vacinação à população.
Por se tratar de uma doença potencialmente transmissível, podendo até ser fatal é necessário um cuidado em especial nesse momento. Vale ressaltar que a equipe de Atenção Básica recebeu recentemente capacitações e orientações da Equipe de Vigilância Epidemiológica, afim de realizar um trabalho de busca ativa, com orientações e vacinação nas escolas, no comercio e para toda a população no postinho.
Principais sintomas do Sarampo
- Febre alta com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, deve se evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a unidade básica de saúde ou o Pronto Socorro.
Vacina de acordo com a faixa etária – (Doses a serem tomadas)
Pessoas com idade entre 01 e 29 anos devem ser vacinadas por duas doses.
Pessoas com idade entre 30 a 59 anos, devem ser vacinadas por uma dose.
E os profissionais de saúde, independentemente da idade devem ser vacinados por duas doses.
Medidas de Prevenção
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar e tossir
  • Lavar as mãos com frequência com agua e sabão ou utilizar álcool em gel 70%
  • Não compartilhar copos, talheres e alimentos
  • Evitar mãos na boca e nos olhos
  • Evitar aglomerações e/ou locais pouco arejados
  • Manter os ambientes limpos e ventilados
  • Evitar contato com pessoas infectadas
  • Tomar a vacina
Para a Secretária de Saúde, Fernanda o período é delicado na nossa região e ela ressalta: “Nós não temos casos em Indiaporã, porém não podemos deixar de cuidar para que a nossos munícipes estejam imunes a essa doença e isso só é possível através da conscientização da importância da vacinação!” Ela ainda se preocupa quanto aos viajantes para locais onde estão acontecendo o surto ou que tenham muitos casos registrados. “É importante que eles se organizem para a vacinação prévia, já que a vacina tem um tempo médio de 15 dias para a produção de anticorpos no nosso organismo.”

Horário de Vacinação
A vacina só é feita na Unidade Básica de Saúde de Indiaporã (Postinho) que funciona de segunda a sexta feiras das 7h00min as 17h00min, exceto feriados.
Mais informações 17 3842-1260
09/08/2019