23 OUT 2019
SAÚDE
Secretarias se unem e promovem uma comemoração do dia das crianças pra lá especial.
A Prefeitura Muncipal por meio da Secretaria de Saúde, Vigilância Entomológica e Controle de Vetores em parceria com a Secretaria da Educação e Lions Clube realizou a Feira Municipal de Saúde anual no mês de Outubro em Comemoração à semana das Crianças.
Na programação dos festejos da semana da criança do Município, foi incluída a edição anual da Feira da Saúde. O evento idealizado pela Prefeitura, por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria da Educação e Controle de Vetores, aconteceu das 8 às 16 horas, no LIONS.
Durante um mês, a equipe que coordenou o projeto da Feira, estudou como ela seria realizada, e o resultado foi nada mais, nada menos, que a expectativa superada apresentada em uma estrutura informativa composta por estandes do ESF (Estratégia de Saúde da Família), Aferição de Pressão, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Planejamento Familiar, Hanseníase, Tuberculose, Saúde Bucal, Alimentação Saudável, , Vigilância Ambiental e Imunização.
Excelentes resultados são originados de gestão participativa, o que é muito comum na Secretaria de Saúde de Indiaporã. A secretária Fernanda Silva, explicou que a importância do evento demandou a participação de todos os setores, envolvendo funcionários de todos os departamentos. “Os departamentos se organizaram e desenvolveram escalas, já que as atividades fora da Feira, realizado no dia a dia, permaneceu. O trabalho quando é realizado em equipe, gera bons frutos”. Ela disse ainda que tudo foi pensado com muito carinho e responsabilidade: “Além de alertar sobre a importância do conhecimento de cada área, trabalhamos com a população e com as crianças a parte de conscientização de que a prevenção é a melhor saída, o que evita muito que as pessoas adoeçam” – disse.

Programação e Participação
O Lions cordialmente cedeu o espaço para acontecer o evento que recebeu centenas de pessoas e as demais secretarias se encarregaram de incrementar a festividade.
Na parte da manhã, ao iniciar o evento o vice-prefeito, Diego Junior, que também atua na área as saúde (dentista), destacou a importância do evento: “a saúde é algo importante e devemos preservá-la, incuti-la desde a primeira infância como assunto de ordem primordial. Quero parabenizar todos os funcionários envolvidos nesta ação que, com certeza é um presente para nosso Município”.
Alunos, professores e funcionários das escolas municipais e inclusive da rede estadual prestigiaram o evento onde havia muita descontração com brinquedos, sorvetes e lanches, tudo com a peculiaridade relativa a comemoração do dia das Crianças. Certamente o aprendizado permanecerá. A população também prestigiou o evento e os departamentos instalados lá.
De acordo com alguns professores questionados sobre o impacto nos alunos que desde tão cedo participaram da feira, ouvimos que o ato soou como aula prática. “Uma vez que entendo que deve haver o trabalho interdisciplinar, é necessário também buscar e externar o conhecimento. Tenho certeza que todos que aqui estiveram, teve conhecimento enriquecido.” ouvimos de uma professora. E a pequena estudante afirmou em contrapartida, “Às vezes, aprender fora da sala de aula ajuda mais na compreensão. Sem contar que aqui a gente visualiza com exemplos tudo o que é falado”.