02 MAR 2020
Atente se! Casos confirmados de Corona virus exigem atenção redobrada.
Na manhã de quarta-feira (26/02/20), foi confirmado o primeiro caso de coronavírus (COVID19) no estado de São Paulo (capital paulista). Com mais de 76 mil casos confirmados somando nos cinco continentes, mais de 75 mil só na China onde o total de mortes passa de 2 mil.
No Brasil está sendo monitorado 252 casos suspeitos da doença, 71 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados e permanece apenas com o registro de 2 caso confirmado da doença.
O Ministério da Saúde nos comunicou que a campanha de Vacinação contra a gripe será antecipada para 23 de março, devido a possibilidade de melhor detecção do coronavirus. Comunicaremos com maiores detalhes na próxima semana sobre o público alvo.
Ainda não há vacina ou medicamentos específicos disponíveis e atualmente o tratamento é de suporte baseado em sintomas, assim estamos diante de uma Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) por doença respiratória causada pelo novo coronavírus (COVID19), é importante que a população seja alertada quanto a transmissão, aos sinais e sintomas e medidas de prevenção.

Transmissão:
A transmissão do novo coronavírus pode acontecer de formas diferentes, como por vias respiratórias, por contato físico ou por meio de superfícies contaminadas, a mais comum ocorre em vias respiratórias isso significa não apenas pelo ar mas também por gotículas provenientes de espirros, tosse e da fala de indivíduos infectados.
A contaminação também pode ser por superfícies não limpas por isso é importante manter a limpeza do ambiente se possível utilizar álcool 70%, água sanitária ou até água com sabão.
O Ministério da Saúde alerta também para que não seja feito o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toalhas.
Ainda apontou para a segunda forma de contágio, por contato. “O costume latino-americano de abraçar, beijar, manter contato mais próximo pode vir a ser um risco maior para essas culturas”, disse. É recomendável evitar esse tipo de contato físico.

Casos suspeitos – Sinais e sintomas:
Ø Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (2019-nCoV) ou contato próximo de caso confirmado de coronavírus (2019-nCoV) em laboratório de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

As principais medidas de prevenção são:

1. Higiene de mãos com água e sabonete ou produto alcoólico (70%);
2. Etiqueta respiratória: quando tossir ou espirrar cobrir nariz e boca com lenço descartável ou utilizar o antebraço. Descartar o lenço no lixo e higienizar as mãos com água e sabonete ou produto alcoólico;
3. Procurar serviço de saúde caso apresente sintomas respiratórios
4. Manter os ambientes bem ventilados
5. Evitar viajar para as áreas de risco
Informo que as Equipes de VIGILÂNCIA EM SAÚDE do município estarão a partir desta nova semana desenvolvendo ações de orientações para toda população e principalmente nas escolas sobre essas medidas.

FERNADA DOS SANTOS SILVA
Secretária Municipal de Saúde