02 SET 2019
Ações de prevenção
Desenvolvendo ações de prevenção como orientações, busca ativa de faltosos para a verificação da situação vacinal e realização de vacinas em todo população.

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.
Já que a vacinação é a forma mais eficaz de se manter imune, foi feito um trabalho minucioso pelas ACS (Agentes Comunitárias de Saúde) e responsáveis pelo setor de saúde do município, visando manter os munícipes imunes a doença que pode levar até a morte.
A Vigilância epidemiológica do Estado de São Paulo emitiu um boletim informando que no país foram registrados 1.856 casos positivos de Sarampo, dos 99% se concentra na grande São Paulo. E o primeiro óbito confirmado por SARAMPO, um adulto de 42 sem história vacinal, também na grande São Paulo
Aos profissionais, há uma importância em que identifiquem e notifiquem imediatamente possíveis casos de sarampo. “O Governo do Paraná está em alerta, reforçando as orientações para que os profissionais das nossas unidades estejam atentos e mantenham a agilidade necessária diante de possíveis casos. Nossa ação neste momento é de prevenção”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“O objetivo foi sensibilizar a população da gravidade do quadro no cenário geral, ainda que o município não tenha nenhum caso confirmado, o momento é de grande mobilização de toda equipe de saúde na estratégia de alerta ao SARAMPO. Hoje, Indiaporã não tem casos confirmados da doença, apenas 2 casos suspeitos. Mas, o sarampo é uma preocupação por ser altamente contagioso e atinge o estado de São Paulo, com muitos casos confirmados pelo Ministério da Saúde; então temos que discutir estratégias de prevenção e reforçar as informações junto às áreas técnicas e população em geral, por isso fomos até eles.”, explica a Secretária de Saúde Fernanda.
23/10/2019
Ações de prevenção