A Anatel aprovou o novo regulamento de gestão de qualidade, com esse novo modelo ajudará na experiência com o consumidor e que seja refletida com mais transparência. Serão entregues Selos de Qualidade com 5 tipos de categorias diferentes, são elas: “A”, “B”, “C”, “D” e “E”.
Caso alguma operadora receba o selo de qualidade “D” ou “E”, significa que houve um descumprimento contratual que concede ao consumidor a quebra de contrato o que significa que o cliente não terá que pagar uma multa pelo tempo de permanência.
O novo regulamento entrará em vigor em 2021, até lá a Anatel, a Entidade de Suporte à Aferição da Qualidade (ESAQ) e os Prestadores, irão criar um Grupo Técnico de Qualidade, que serão responsáveis pela criação de documentos que irão servir de base para medir a qualidade dos grupos, que estão divididos em 3 índices:
● IR (Índice de Reclamação Dos Usuários)
● IQP (Índice de Qualidade Percebida)
● IQS (Índice de Qualidade de Serviço)
As vantagens para os usuários é que poderão receber informações mais precisas e todos os consumidores terão um poder de escolha maior.