16 MAR 2020
O momento é de cautela, previna-se!
O cenário em relação ao  #covıd19 Coronavirus tem mudado dia após dia, já temos caso confirmados na nossa região e com isso precisamos de atenção e cuidados redobrados com a nossa população.
Não é momento para pânico, é preciso apenas sensatez. Fique em casa!
Aderir hábitos simples como higienizar corretamente as mãos com água e sabão e o uso de álcool em gel podem ser imprescindíveis para te afastar do vírus. Se manter longe de aglomerações também é muito recomendado nesse momento.
  • Evite sair de casa sem necessidade, sobretudo que não se visite cidades vizinhas a fim de “passeios”, pelo menos, não por enquanto.
  • Evitar ao máximo frequentar lugares onde há aglomerações como shoppings, supermercados e principalmente, só ir ao Posto de Saúde e hospitais se for caso de ULTIMA URGENCIA.

Ainda não há vacina ou medicamentos específicos disponíveis e atualmente o tratamento é de suporte baseado em sintomas, assim estamos diante de uma Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) por doença respiratória causada pelo novo coronavírus (COVID19), é importante que a população seja alertada quanto a transmissão, aos sinais e sintomas e medidas de prevenção.
Casos suspeitos – Sinais e sintomas:
  • Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros)
    Histórico de viagem para área com transmissão local, contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (2019-nCoV) ou contato próximo de caso confirmado de coronavírus (2019-nCoV) em laboratório de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
O momento é de cautela, pedimos que a população se previna, já que temos uma grande massa vulnerável como idosos e crianças na nossa cidade.
As principais medidas de prevenção são:
1. Higiene de mãos com água e sabonete ou produto alcoólico (70%);
2. Etiqueta respiratória: quando tossir ou espirrar cobrir nariz e boca com lenço descartável ou utilizar o antebraço. Descartar o lenço no lixo e higienizar as mãos com água e sabonete ou produto alcoólico;
3. Procurar serviço de saúde caso apresente sintomas respiratórios
4. Manter os ambientes bem ventilados
5. Evitar viajar para as áreas de risco Informo que as Equipes de VIGILÂNCIA EM SAÚDE do município desenvolveu ações de orientações para toda população e principalmente nas escolas sobre essas medidas.

A OMS acabou de declarar uma pandemia do coronavírus, o que significa que muitos de nós poderíamos ser infectados. A maioria ficará bem, mas este vírus pode ser a diferença entre a vida e a morte para os mais vulneráveis. Todos nós amamos alguém que poderia ser infectado.

Nossa missão agora é nos mobilizar para DIMINUIR a velocidade com que o vírus se espalha, pois quanto mais lenta for a transmissão, mais chances nossos hospitais terão para lidar com a pandemia e mais vidas serão salvas.

Com o possível isolamento de muitos países, como aconteceu com a China e Itália, a humanidade vai encarar um desafio gigantesco. Isso pode aprofundar nossos medos e nos afastar uns dos outros, ou nos unir em torno da compaixão e de um propósito comum. Nosso atos podem ajudar a definir esse próximo passo.
16/03/2020
O momento é de cautela, previna-se!
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024