25 MAR 2020
Campanha Vacina 2020
No dia 23 de março começou a vacinação contra a gripe (influenza), em todo o município de São Paulo inclusive na cidade de Indiaporã.
A campanha é destinada para grupo prioritários. Inicialmente foram atendidos idosos e profissionais da saúde, e após serão disponibilizadas, gradativamente, para os seguintes grupos: crianças de 6 meses à 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das escolas públicas e privadas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento.
Os profissionais da área da saúde do municípios, usando de toda organização possível e mínimo risco de contagio, atendeu a 250 pessoas nesse primeiro dia. A próxima data para vacina é na próxima sexta feira (27/03)
Para que todos os idosos possam ser atendidos, visto que a orientação é que permaneçam em casa devido ao coronavírus, foi preciso usar de muito bom senso, estratégias e medidas preventivas. Foram montados dois fluxos de atendimento para evitar a aglomeração e otimizar a campanha, os idosos receberam senhas de atendimento e permaneceram sentados mantendo a distância uns dos outros, ainda como medida cautelosa máscaras foram oferecidas aos idosos que possivelmente apresentavam tosse ou algum sintoma de resfriado e esses tiveram atendimento priorizamos. O município se reformulou para oferecer a vacinação por meio mais rápida e segura, aderiram ao sistema drive-thru onde os idosos compareceram de carro e receberam as vacinas sem precisar descer e evitando assim um maior contato físico entre enfermagem e população.

Os grupos prioritários vão ser incluídos gradualmente na campanha. O Cronograma de vacinação segue abaixo:
  • 1° etapa - 23/03 - Idosos (60 e + anos) e trabalhadores da saúde.
  • 2° etapa - 16/04 - Professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e forças de segurança e salvamento
  • 3° etapa - 09/05 - Crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puerperas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.
 O dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a Influenza será no dia 9 de maio.
A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.
A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid-19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.
A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte, motivo pelo qual a vacina será oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde, e será disponibilizada, gradativamente para os demais grupos de maior vulnerabilidade.

25/03/2020
Campanha Vacina 2020