20 DEZ 2021
Dados do Município
Indiaporã é uma cidade do Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam indiaporãenses. O município se estende por 279,6 km² e contava com 3 903 habitantes no último censo em 2016. A densidade demográfica é de 14 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Ouroeste, Mira Estrela e Macedônia, Indiaporã se situa a 31 km a Sul-Oeste de Iturama a maior cidade nos arredores.
Situado a 427 metros de altitude, de Indiaporã tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 19° 58' 54'' Sul, Longitude: 50° 17' 48'' Oeste.

De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no ano de 2013, Indiaporã aparece entre as 100 cidades do país com melhor Índice de Desenvolvimento Humano ocupando a 76ª posição no ranking nacional, a 40ª posição estadual e a 6ª dentre as 9 cidades da Microrregião de Fernandópolis.
A prefeita de Indiaporã se chama ELAINE ALVARES SILVEIRA ROCHA.

Para todas as formalidades administrativas, você pode ir à prefeitura de Indiaporã Mas você também pode contatar a prefeitura por telefone ou por email, pelo endereço abaixo.

Telefone: (17) 38421232

Email: pmindiapora@indiapora.sp.gov.br

Rua: Domingos Simões Marques Nº 1345 – Centro – Indiaporã/SP – CEP:15690-000

"Indiaporã" é um termo construído artificialmente em 1948 a partir da junção da palavra da língua portuguesa índia e porã(termo guarani que significa "bonito"): significa, portanto, "índia bonita", em homenagem aos índios Caiapós, que viviam nas proximidades do Rio Grande, mais precisamente na cachoeira denominada “Cachoeira dos Índios”.

Fundação: Em 01 de janeiro de 1940, fundou-se o povoado de Indianópolis, no local doado pelo senhor Luiz Antonio do Amorim, onde Hipólito Moura, Alcides Borges e Francisco Leonel Filho em conjunto com o fundador e doador das terras haviam sonhado em criar um novo povoado. Reuniram-se também vários outros moradores do povoado de Itaporã e na ocasião roçaram o terreno da futura praça da matriz e ergueu-se o cruzeiro de madeira que encontra-se na praça que leva o nome do fundador.

Distrito: Graças ao empenho do senhor Francisco Leonel Filho, auxiliado pelo Deputado Estadual Antonio Sylvio Cunha Bueno, em 24 de dezembro de 1948, a Lei Estadual nº 233, elevou o povoado Indianópolis à categoria de Distrito de Paz, e a partir desta lei o novo distrito de paz passou-se a denominar-se Indiaporã, no Município de Fernandópolis, com sede no povoado de Indianópolis e com terras desmembradas dos Distritos de Fernandópolis e Pedranópolis.

Município: A emancipação política ocorreu em 30 de dezembro de 1953, quando o Distrito Indiaporã passou a ser município com a mesma denominação, através da Lei Estadual nº 2.456. A primeira eleição aconteceu em 03/10/1954, sendo eleito prefeito municipal, o senhor Djalma Castanheira, empossado no cargo em 1º de Janeiro de 1955, juntamente com os 09 (nove) vereadores da Câmara Municipal de Indiaporã.

Aniversário: Segundo o historiador Adelino Francisco do Nascimento comemora-se em 12 de maio o aniversário de Indiaporã pelo uso e costume da época, já que esta foi a data de fundação da primeira vila em 1938, chamada Itaporã, que com o passar dos anos, Itaporã deixou de existir, pois seus antigos moradores mudaram para o povoado Indianópolis. Anualmente, no dia 12 de maio, comemora-se o aniversário de emancipação política, contando-se desde 12/05/1953.