20 DEZ 2021
FORMAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

A SECRETÁRIA DA SAÚDE EM PARCERIA COM A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO, REALIZAM DIVERSAS FORMAÇÕES.

Entre Agosto e Setembro foi realizado a formação sobre TDAH (Transtorno do déficit de Atenção e Hiperatividade) com a profissional de psicologia Sandra Regina Garcia  , com toda a Rede Municipal de Educação.

Formação com os Educadores da CEMEI Pingo de Gente , aconteceu dia 29/08/2019.

Sandra explica o que é o Distúrbio de déficit de atenção/hiperatividade: é considerado um distúrbio de neurodesenvolvimento. Distúrbios de neurodesenvolvimento são condições neurológicas que aparecem precocemente na infância, geralmente antes da idade escolar, e prejudicam o desenvolvimento do funcionamento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional. Normalmente envolvem dificuldades na aquisição, retenção ou aplicação de habilidades ou conjuntos de informações específicas. Distúrbios de neurodesenvolvimento podem envolver distúrbios de atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas ou interação social. Outros distúrbios de neurodesenvolvimento comuns incluem distúrbios do espectro do autismodistúrbios de aprendizagem (p. ex., dislexia) e deficiência intelectual.

Ela comenta que o início ocorre geralmente antes dos 4 anos e invariavelmente antes dos 12. O pico para o diagnóstico fica entre 8 e 10 anos, entretanto os que apresentam déficit de atenção predominante só são diagnosticados após a adolescência.

Os sinais e sintomas centrais da TDAH envolvem

·         Desatenção

·         Impulsividade

·         Hiperatividade

desatenção tende a aparecer quando a criança está envolvida em tarefas que necessitam vigilância, reação rápida, investigação visual e perceptiva e atenção sistemática e constante.

Impulsividade refere-se a ações precipitadas com o potencial de um desfecho negativo (p. ex., em crianças, atravessar a rua sem olhar; em adolescentes e adultos, abandonar de repente a escola ou o trabalho sem pensar nas consequências).

hiperatividade envolve atividade motora excessiva. Crianças, especialmente as mais pequenas, podem ter problemas para permanecer sentadas calmamente quando for esperado que o façam (p. ex., na escola ou igreja). Pacientes mais velhos podem ser simplesmente agitados, inquietos ou falantes—às vezes ao ponto de fazer com que as outras pessoas se sintam cansadas só de observá-los.

A desatenção e a impulsividade impedem o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e estratégias de pensamento e raciocínio, motivação escolar e exigências sociais. Crianças com déficit de atenção predominante tendem a desistir diante de situações que exigem desempenho contínuo para complementação de tarefas.

Em geral, cerca de 20 a 60% das crianças com TDAH têm déficits de aprendizagem, mas alguma disfunção escolar ocorre na maioria das crianças com TDAH decorrente de falta de atenção (o que resulta em perda de detalhes) e impulsividade (o que resulta em respostas sem pensar na pergunta).

O histórico do comportamento pode revelar baixa tolerância para frustrações, discordâncias, temperamento teimoso, agressividade, habilidades sociais deficientes e relacionamentos com seus pares, distúrbios do sono, ansiedade, disforia, depressão, temperamento indeciso.

Embora não haja exame físico ou laboratorial específico associado ao TDAH, os sinais e sintomas podem incluir

·         Incoordenação motora, postura desajeitada

·         Disfunções neurológicas leves não localizadas

·         Disfunções de percepção motora

Formação com os Educadores da EMEF Othaydes Luiz Arantes , aconteceu dia 04/09/2019

A Psicóloga Sandra faz parte  do quadro de uncionários da prefeitura de Indiaporã, e presta serviço de assistência para a Educação, dando formação para os Educadores e fazendo atendimento com os Educando no Centro de Atendimento na Secretária de Educação do município.
20/12/2021
FORMAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO